A eletroterapia é um tipo de tratamento fisioterápico que consiste no uso de equipamentos que emitem correntes elétricas ou ondas sonoras, que não trazem risco para a saúde, e que tem como objetivo de ajudar no controle da dor, melhorar a irrigação sanguínea, ou acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.
Este tipo de tratamento pode ser indicado pelo fisioterapeuta nos casos de inchaço, dor, espasmos ou para fortalecimento muscular, por exemplo. Além disso, a eletroterapia pode ser usada em tratamentos estéticos como gordura localizada, celulite ou rugas e linhas de expressão, devendo ser realizada por um fisioterapeuta dermato-funcional.
Estimulação elétrica nervosa transcutânea.
A terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas que estimulam nervos e músculos através da pele, o que bloqueia os sinais de dor e aumenta a produção de substâncias fisiológicas do organismo que têm efeito analgésico, como as endorfinas.
Highly Professional Staff
Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadip scing elitr, sed diam nonumy
Fermentum purus fermentum
Para a aplicação, os eletrodos são colocados diretamente na pele, e a intensidade da corrente elétrica é ajustada para cada pessoa. Geralmente, o tratamento é realizado em dias alternados, e o número de sessões de individualizada de acordo com as necessidades de cada pessoa, geralmente durante 20 minutos.
- Para que serve: a TENS é indicada para tratamento da dor no pós-operatório, fratura, e em caso de dores crônicas, como lombalgia, cervicalgia, no nervo ciático, na bursite, por exemplo. Embora não seja muito usado para este fim, também pode ser usado para combater o enjôo no pós-operatório.
- Contraindicações: esse tipo de eletroterapia não deve ser feito em caso de epilepsia porque pode desencadear uma crise convulsiva. Além disso, não deve ser colocado sobre o útero durante a gravidez, sobre a pele ferida, na boca e sobre a carótida.